/ administrador /

O que é o veganismo?

O veganismo é a prática de remover todos os produtos animais e subprodutos animais da dieta e do estilo de vida de cada um. Você pode estar mais familiarizado com as mudanças na indústria alimentícia e agrícola devido ao crescimento do veganismo, mas as implicações de "tornar-se vegano" também se estendem à beleza e ao cuidado pessoal. E as reivindicações veganas estão disparando em beleza. A prova está no pudim (não-lácteo): Mintel relata que os produtos com reivindicação vegana aumentaram 378% nos últimos cinco anos.

A Mintel informa que os produtos com reivindicação vegana aumentaram 378% nos últimos cinco anos.

O que não é vegan na beleza?

Há muitos ingredientes de origem animal e derivados de animais ainda utilizados em produtos de beleza como colágeno, lanolina, cera de abelha, carmim, queratina, seda, esqualeno e mucina de caracol. Enquanto as alternativas vegetarianas estão surgindo, as formas à base de animais ainda são utilizadas em números significativos.

O que "vegan" não cobre quando se trata de produtos de beleza

Vegan não significa necessariamente livre de crueldade (embora os dois órgãos certificadores do vegan concordem que é imperativo[1,2]). Vegan também não quer dizer natural ou não-GMO. Vegan é definido como a ABSENCE de componentes baseados em animais e em subprodutos de animais. Isso significa que dentro de um produto com uma alegação vegana, ainda pode haver ingredientes provenientes de matérias-primas petrolíferas ou OGMs.

Vegan é um passo importante para a sustentabilidade ambiental

Como acabamos de discutir, vegan não cobre todos os aspectos do ambientalismo que devem ser considerados. Entretanto, remover animais de sua cadeia de suprimentos pode ser uma importante opção de fornecimento sustentável para sua marca. Estimativas conservadoras de 2006 indicam que a agricultura animal é responsável por 18% de todas as emissões de gases de efeito estufa[3], com algumas pesquisas hoje mostrando que ela poderia chegar a 87%[4]. Mesmo com 18%, a agropecuária é maior contribuinte para os gases de efeito estufa do que todo o setor de transporte!

Como um globo, reduzir nossa dependência de matérias-primas para alimentação animal - para alimentos e muitos outros usos, incluindo ingredientes na indústria da beleza - é um passo importante para combater a mudança climática. Tenha em mente que a sustentabilidade também inclui questões sociais e de governança, além do meio ambiente. Como os consumidores continuam vegetarianos e os governos continuam a proibir os testes com animais, a beleza com base em animais e a beleza testada em animais será sujeita a exame minucioso.

Alegando ser vegano

Ao contrário de outras reivindicações imprecisas no setor, tais como naturais ou limpas, a reivindicação vegana pode muitas vezes ficar sozinha sem um selo de terceiros. Isto ocorre porque a ausência de rações para animais e rações para subprodutos animais pode ser verificada por avaliações de fornecedores de ingredientes de boa reputação. Sempre que você estiver fazendo uma reclamação auto-verificada, seja transparente sobre o processo de comprovação. Se a verificação por terceiros é o caminho que você deseja seguir, verifique estes dois organismos de certificação, o Sociedade Vegan e Vegan.org. Ambos os órgãos incluem testes em animais como um fator de certificação, portanto utilizar estas certificações é uma boa maneira de matar dois (não aves, os veganos nunca matariam aves) "reivindicações" com uma cajadada só.

Por que a Inolex se tornou vegan

O portfólio da Inolex é 100% vegetariano e livre de crueldade. Desde 2018, as rações à base de animais e de subprodutos animais são proibidas em nosso desenvolvimento de novos produtos. Os testes com animais também são uma coisa do passado e nunca uma opção - encontramos formas alternativas de verificar a segurança de nossas inovações. Ir 100% vegetariano foi um grande passo à frente de muitos que virão.

Artigos Relacionados

Cuidados com os cabelos do futuro: Tendências que moldarão 2025

Ouça o Podcast

Explore o futuro dos cuidados com os cabelos neste painel de especialistas apresentado por Siobhan Murphy, da Global Cosmetics News. Da personalização da IA à biotecnologia e sustentabilidade, ouça as percepções dos líderes do setor e de Jennifer O'Hara, da Inolex.

Leia mais

É difícil seguir em frente. Deixe-nos ajudar.

Diga olá para a combinação de ingredientes

Conheça o SafeMate™ e o LuxMate™. Essas novas ferramentas são como ter um casamenteiro pessoal para suas formulações - quer você esteja procurando por preservação natural segura ou alternativas luxuosas de silicone, elas têm tudo o que você precisa.

Leia mais

Adeus Greenwashing™ Biodegradabilidade

Vídeo Edu-Series

Em nosso último episódio, exploramos o intrincado mundo da biodegradabilidade e o orientamos sobre como fazer afirmações verdadeiras e impactantes sem cair na armadilha do greenwashing.

Leia mais