/ administrador /

Biodegradação: Uma importante preocupação emergente de sustentabilidade

Muitas empresas do nosso setor têm metas de sustentabilidade relacionadas à biodegradabilidade de seus ingredientes ou fórmulas, o que demonstra a importância desse tópico no mais alto nível. Há considerações em cada categoria ESG (ambiental, social, governança) relacionadas à biodegradabilidade

Meio ambiente: A biodegradabilidade é um indicador importante de que uma substância tem um impacto benigno ou não prejudicial ao meio ambiente no final da vida útil. O fornecimento de materiais biodegradáveis pode ajudar a reduzir o impacto que nossas fórmulas têm sobre o meio ambiente quando são lavadas pelo ralo.

Social: Os consumidores estão começando a ver a biodegradabilidade como um atributo importante e um indicador dos valores de uma empresa. As alegações de biodegradabilidade estão surgindo em muitas áreas relacionadas a bens de consumo, como embalagens descartáveis, têxteis e produtos para o lar.

Governança: A biodegradação é levada em conta nas regulamentações ambientais, como as designações químicas da ECHA. Por exemplo, as substâncias designadas como PBT (Persistente, Bioacumulativo e Tóxico) ou vPvB (muito Persistente, muito Bioacumulativo) são restritas a determinadas porcentagens ou sujeitas a autorização para usos específicos.

Degradação abiótica ou biótica?

A biodegradação, também conhecida como degradação biótica, é um dos dois tipos de degradação. Explore o gráfico abaixo para revisar as definições.

Como funciona a biodegradação aeróbica?

A biodegradação aeróbica é o processo pelo qual uma substância é decomposta por oxigênio e microorganismos. A "completude" com que a substância é decomposta determina seu possível impacto ambiental e status de biodegradação.

Uma substância pode ser dividida em estruturas mais simples, o que é conhecido comobiodegradação primária. Essas estruturas mais simples podem ou não ser benignas para o meio ambiente, e é necessário determinar uma análise mais aprofundada de seu impacto. Por outro lado, uma substância pode se biodegradar completamente, o que significa que os compostos resultantes não são apenas estruturas mais simples, mas são especificamente decompostos emCO2, H2Oe biomassa e são essencialmente benignos para o meio ambiente. Quando uma substância se biodegrada completamente nessas estruturas, isso é conhecido como mineralização.

Quais são os impactos ambientais das substâncias não biodegradáveis?

Se uma substância não for biodegradável, há um risco de que ela seja persistente, bioacumulativa e tóxica para o meio ambiente. Isso é melhor explicado por meio de uma série de circunstâncias se/então, começando com a falta de biodegradação.

  1. Se não houver biodegradação, é mais provável que o produto químico persista no ambiente.
  2. Se houver persistência, então uma substância química permanecerá inalterada no ambiente por um longo período de tempo e terá o potencial de se acumular.
  3. Se o produto químico se acumular, existe a possibilidade de que ele seja tóxico.

Lembre-se de que a toxicidade é uma função da concentração. Portanto, substâncias persistentes e acumuladas podem apresentar toxicidade para o meio ambiente e para os organismos.

Perguntas e respostas sobre microplásticos

Um microplástico é uma substância sólida e não biodegradável, geralmente com tamanho de partícula menor que 5 mm. Os microplásticos estão se acumulando em nossos cursos d'água, oceanos e vida aquática. O acúmulo dessas partículas está causando danos aos organismos aquáticos e aos ecossistemas.

Os critérios para ser definido como um "microplástico" ainda estão em processo de determinação por diferentes organizações e órgãos reguladores. Alguns microplásticos já foram banidos ou restringidos (por exemplo, microbeads nos EUA ou PBTs na UE), mas ainda não foi implementada uma regulamentação ampla para todos os microplásticos.

A formulação com substâncias biodegradáveis é uma etapa importante para eliminar os microplásticos das formulações cosméticas. Se uma substância se biodegrada, ela não tem os mesmos impactos ambientais negativos que os plásticos não biodegradáveis têm.

Teste de biodegradação

A biodegradação é uma propriedade inerente de um composto orgânico (um composto químico que contém ligações de carbono e hidrogênio). Ela pode ser identificada por meio de testes para uma única substância, mas NÃO para misturas. Testes padronizados por organizações como OECD, ASTM e ISO são usados para avaliar a biodegradabilidade de um produto químico.

A biodegradabilidade é avaliada pela integridade e velocidade com que a substância se biodegrada e a classificação é determinada de acordo.

Perguntas e respostas sobre testes de biodegradação

A OCDE delineia uma metodologia para testar a biodegradabilidade que é amplamente aceita, padrão do setor, e é a mais desenvolvida e abrangente. O processo para testar a biodegradação é muito sutil e mais informações podem ser encontradas diretamente no site da OCDE. Há uma série de testes com condições diferentes, e os resultados são determinados pela velocidade e pela integridade com que uma substância se biodegrada.

Alguns testes da OECD comumente usados em nosso setor incluem o OECD 301 (Testes A-F) e o OECD 302 (A-C).

O exemplo a seguir é um processo típico pelo qual passaríamos para determinar a biodegradabilidade de um produto químico. Primeiro, a substância é testada quanto à biodegradabilidade imediata por meio da OECD 301. As condições desses testes são rigorosas, dificultando a biodegradação. A substância é avaliada quanto à sua velocidade e integridade de biodegradação. Os possíveis resultados do teste incluem:

  1. Biodegrada-se rápida e completamente → classificação de prontamente biodegradável
  2. Biodegrada-se completamente, mas não com rapidez suficiente → os resultados podem ser interpretados para indicar um provável status de biodegradação final
  3. Não se biodegrada com rapidez suficiente ou completamente → não é prontamente biodegradável

Se uma substância não atender aos critérios de biodegradabilidade imediata, podemos passar a testá-la de acordo com a OCDE 302, que avalia a biodegradação inerente. As condições desse teste são mais propícias à biodegradação. Os possíveis resultados do teste são:

  1. Pelo menos 20% biodegradável → classificação de biodegradação inerente e primária
  2. Pelo menos 70% de biodegradação → classificação de biodegradação inerente e final
  3. Menos de 20% biodegradável → não biodegradável

A biodegradação é uma propriedade inerente de um composto químico. Atualmente, não existe um teste padrão para avaliar a biodegradação de misturas ou formulações cosméticas. Em vez disso, existem modelos e métodos teóricos para determinar o status.

Como fazer declarações de biodegradação em fórmulas

Como os testes de biodegradação (incluindo os testes da OCDE) só se aplicam a substâncias individuais, os cientistas desenvolveram alguns métodos teóricos para avaliar o status de biodegradação de misturas relacionadas a formulações. Usando essas abordagens, podemos identificar o impacto que nossas formulações podem ter sobre o meio ambiente. Todas essas abordagens começam com a identificação da biodegradabilidade dos ingredientes em uma fórmula.

Abordagem 1:Obter apenas ingredientes biodegradáveis verificados

Abordagem 2: Teorizar com base na estrutura e nas propriedades químicas e no status de biodegradação dos ingredientes

Abordagem 3: Calcular o status de biodegradação com base no status de biodegradação dos ingredientes

Fazer uma declaração de biodegradabilidade em uma fórmula começa com a compreensão da biodegradabilidade de seus ingredientes

Exemplo de alegação de biodegradação válida e verificada

A marca Love Beauty & Planet da Unilever faz uma declaração de "fórmula 100% biodegradável" usando a abordagem nº 1 mencionada acima, que se refere à biodegradabilidade do ingrediente de acordo com os testes OECD 301, 302, 310. Esse exemplo demonstra uma maneira respeitável e transparente de fazer uma declaração de biodegradabilidade em um produto acabado.

Tornando-se biodegradável

A substituição de ingredientes antigos por tecnologias sustentáveis de alto desempenho é uma ótima maneira de melhorar a biodegradabilidade de sua fórmula.

A substituição de ingredientes antigos por tecnologias sustentáveis de alto desempenho é uma ótima maneira de melhorar a biodegradabilidade de sua fórmula.

Formadores de filme

Muitos formadores de filme usados em produtos de proteção solar, cuidados com os cabelos, cuidados com a pele e cosméticos coloridos não são biodegradáveis. A plataforma "BFF" da INOLEX de formadores de filme biodegradáveis traz um desempenho ambientalmente consciente para seus produtos de proteção solar resistentes à água e muito mais.

Alternativas de silicone

Substitua os silicones por alternativas sustentáveis. Embora os silicones se degradem por longos períodos de tempo, eles não são facilmente biodegradáveis, o que significa que não estão se decompondo com rapidez suficiente nos processos naturais do meio ambiente.

Catiônicos não quatérgicos

Os poliquats são agentes condicionantes de alto desempenho amplamente utilizados, mas alguns apresentam preocupações ambientais e devem ser eliminados gradualmente. Os catiônicos sem quatérnio da INOLEX apresentam desempenho comparável com perfis de sustentabilidade superiores e podem substituir os agentes condicionantes não biodegradáveis.

Um portfólio biodegradável - Baixo impacto ambiental da Inolex Ingredients

98% dos ingredientes do portfólio da Inolex foram verificados como biodegradáveis por meio de um teste da OECD ou de uma das três abordagens para determinar a biodegradabilidade de uma mistura.

Você pode pesquisar produtos biodegradáveis usando nosso filtro de produtos e selecionando "biodegradável" na categoria Padrões e certificações.

Use nossa Ferramenta de Seleção de Produtos e selecione Padrões e Certificações para descobrir os ingredientes Inolex que são biodegradáveis:

Descubra os ingredientes da Inolex que são comprovadamente biodegradáveis

Ingredientes biodegradáveis em destaque

LexFilm™ Sun Natural MB

Formador de filme 100% vegetal, biodegradável
  • Polímero 100% vegetal
  • COSMOS aprovado
  • Otimizar o FPS e criar resistência à água
  • Facilmente biodegradável
  • Compatível com filtros UV inorgânicos e orgânicos
Ver Produto

AminoSensyl™ HC

Sistema de tratamento capilar 100% Natural Quat-Free
  • Sistema de condicionamento capilar multi-benefícios
  • 100% natural & aprovado COSMOS
  • Tecnologia de amino lipídios catiônicos
  • Suavizar, definir e fortalecer os cabelos
Ver Produto

Artigos Relacionados

Cuidados com os cabelos do futuro: Tendências que moldarão 2025

Ouça o Podcast

Explore o futuro dos cuidados com os cabelos neste painel de especialistas apresentado por Siobhan Murphy, da Global Cosmetics News. Da personalização da IA à biotecnologia e sustentabilidade, ouça as percepções dos líderes do setor e de Jennifer O'Hara, da Inolex.

Leia mais

É difícil seguir em frente. Deixe-nos ajudar.

Diga olá para a combinação de ingredientes

Conheça o SafeMate™ e o LuxMate™. Essas novas ferramentas são como ter um casamenteiro pessoal para suas formulações - quer você esteja procurando por preservação natural segura ou alternativas luxuosas de silicone, elas têm tudo o que você precisa.

Leia mais

Adeus Greenwashing™ Biodegradabilidade

Vídeo Edu-Series

Em nosso último episódio, exploramos o intrincado mundo da biodegradabilidade e o orientamos sobre como fazer afirmações verdadeiras e impactantes sem cair na armadilha do greenwashing.

Leia mais